Skip to main content

Da imersão à vivência expansiva: como envolver a nova geração e criar memórias afetivas com sua marca

Crianças e tecnologia representam um novo desafio para marcas que ainda insistem em se comunicar com a infância de forma tradicional. Experiências genéricas, que entretêm sem interatividade real, não conseguem capturar a atenção dessa nova geração hiperconectada e sensorial. A era da Vivência Expansiva exige que tecnologia, narrativa e emoção se combinem para transformar simples ativações em memórias afetivas.

Confira como fazemos isso, também em  “Experiências expansivas que ninguém esquece”.


A nova cognição infantil

No nosso processo de criar experiências, partimos da forma como as crianças já interagem com o mundo: por meio de telas, voz, movimentos e sensores — onde o toque deixa de ser apenas físico e passa a carregar emoção e narrativa. Projetos estáticos deixam de encantar; por isso, buscamos integrar movimento, interação e personalização como elementos vivos, capazes de manter a atenção e despertar curiosidade.

O risco da obsolescência emocional

Aprendemos que uma experiência que não responde de forma ágil à criança se torna invisível. Quando a interação não acompanha, o vínculo emocional se desfaz e o valor percebido diminui — tanto para quem vive a experiência quanto para quem a oferece. Nosso trabalho é evitar esse silêncio, criando pontos de contato que permanecem relevantes e inspiradores ao longo do tempo.

Quando a experiência virou memória

Na inauguração da nova ala nobre do DiamondMall, em Belo Horizonte, a expectativa era de sofisticação, luxo e elegância. Mas a pergunta que pairava no ar era: um espaço assim também poderia acolher crianças e famílias de forma natural? O shopping decidiu quebrar o óbvio e procurou a YDreams para oferecer uma experiência multissensorial capaz de surpreender — não apenas os visitantes, mas também o próprio conceito do lugar.

O resultado foi a exposição As Fantásticas Fábricas de La Fontaine, um mergulho no universo poético e visual do célebre autor francês. A YDreams já havia transformado suas fábulas em um percurso para o Farol Santander e agora era trazer esse mundo para os Shoppings. A dose certa de cenários contemplativos, interações lúdicas e estímulos sensoriais, despertam a imaginação de crianças e adultos. E o mais especial: sem abrir mão dos livros físicos, que estavam disponíveis para leitura em confortáveis pufes, integrando-se ao acervo de forma harmônica e convidativa.

A presença dessa exposição infantil não apenas encantou mais de 8.000 visitantes durante o período, como também gerou buzz na mídia e posicionou a nova ala como um espaço onde famílias se sentem bem-vindas. A YDreams mostrou que, com criatividade e estratégia, é possível transformar qualquer ambiente em um palco para experiências culturais que unem gerações.

Os pilares da vivência expansiva

Na YDreams, cada projeto infantil é construído sobre quatro pilares que transformam uma simples visita em uma memória afetiva duradoura. Não se trata apenas de instalar uma ativação tecnológica — é sobre criar presença, emoção e significado.

1. Storytelling digital e emocional

Histórias que não são lineares, mas vivas, onde cada criança pode tomar decisões que mudam o rumo da narrativa. Isso aumenta a sensação de pertencimento e desperta a curiosidade natural. Em ativações infantis, como no projeto de Peppa Pig pelo Mundo, isso pode significar desde escolher personagens até desbloquear finais diferentes, fazendo com que a experiência seja única para cada visitante.

2. Design sensorial inteligente

Som, luz, textura e até aromas são cuidadosamente planejados para criar uma jornada que envolve todos os sentidos. Esse design estimula a emoção e a memória, fazendo com que a lembrança da experiência ultrapasse o momento da visita e se mantenha viva na mente das crianças e das famílias como no projeto BioOCAnomia Amazônica – SESI Lab Brasília.

3. Gamificação com propósito

Brincar é aprender — e, quando bem planejada, a gamificação vai além da diversão. Missões, enigmas e conquistas estimulam a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração entre crianças e famílias, incentivando o retorno e aumentando o tempo de permanência no espaço, confira mais na Dungeons&Dragons | Experience.

4. Realidade aumentada e virtual

Essas tecnologias ampliam o espaço físico, criando interações que surpreendem e encantam. De ver um desenho próprio ganhar vida a explorar mundos paralelos em realidade virtual, a criança se vê como protagonista, e não espectadora, confira como damos vida à isso no nosso projeto Tartarugas Ninja – The Experience.

Esses quatro elementos trabalham juntos para criar vivências expansivas — experiências que encantam e fidelizam o público infantil, transformam espaços em parte da memória afetiva das famílias e ampliam as oportunidades de interação e aprendizado sensorial.

Vivência Expansiva: o caminho à frente

Para a YDreams, a imersão é apenas o ponto de partida. A vivência expansiva amplia sentidos, presença e significado — tornando cada ativação inesquecível.

Vamos trabalhar juntos para reinventar sua marca?

ola@ydreams.com.br